Jornalismo informativo, formativo, opinativo, dissertativo e investigativo.
Reportagens, matérias, textos, artigos, teses, resenhas, revisão textual, produção, locuções, dublagens, vídeos, apresentação de Programas de Rádio e TV em geral.
Autora:
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
NOVO IG @fhranmirandashow
NOVO TIK TOK FhranMirandaShow
Total de visualizações do Blog
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
Jornalismo DENÚNCIA: Em tempos de racionamento de água, a população não colabora. Por um grito de socorro: "TERRA, PLANETA ÁGUA".
Em tempos de racionamento de água, a população não colabora e desperdiça.
Por um grito de socorro: "TERRA, PLANETA ÁGUA".
Por
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Novo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Um dos maiores recursos naturais no nosso ecossistema é sem sombras dúvidas, a água. Dela, tiramos nosso sustento e manutenção. A água é a fonte principal que nos mantém vivos. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Sem água por exemplo uma pessoa morreria em poucos dias. Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água? Supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais. Impressionante, não é mesmo? Deu até sede.
Campanhas de conscientização rio, oceano e mar adentro
Agora vamos falar desse bem preciso. Não é o Senhor dos Anéis, mas a água é sim "THE PRECIOUS". A água não pode ser lembrada apenas no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), mas todos os dias. A consciência da população precisa urgentemente voltar a ser ensinada pelos governantes. Igual quando éramos crianças. Do B+A=BA em diante. Precisamos de políticas públicas voltadas à campanhas sobre o desperdício, economia e reutilização da água 24 horas no ar. A conscientização da crise hídrica precisa invadir os hospitais, postos de saúde, escolas, faculdades, universidades, congressos, eventos em geral e principalmente dos veículos de comunicação (rádio, televisão, revistas, jornais, mídias sociais), [...]. Se o governo não agir dessa forma, infelizmente chegaremos a uma calamidade pública.
As pessoas esquecem dessa riqueza, que ainda temos disponível no planeta. É muito célere essa situação hídrica no país. Tanto na economia, quanto na conscientização do desperdício e reúso da água.
Água doce ou salgada?
Se juntarmos toda a água do planeta formaremos a hidrosfera e ela pode ser dividida em: águas oceânicas, águas atmosféricas ou águas continentais. O Brasil detém 15% da água doce mundial (isso faz do nosso país), o que contém maior quantidade de água potável no mundo. Isso acontece por que, em geral, o Brasil possui chuvas bem distribuídas, condições geológicas e climáticas, que favorecem a formação e manutenção de rios e lençóis freáticos. O Brasil possui também o maior rio em volume e extensão do planeta, o rio Amazonas.
Mas não pense você, que por termos essa grande quantidade de água potável no mundo, podemos ficar tranquilos. A prova disso está no racionamento que assola o país.
Aqui em Brasília - Distrito Federal por exemplo, estamos enfrentando um severo racionamento de água . Duas vezes na semana todo o abastecimento é cortado por região. Ontem foi dia de ficarmos sem água no bairro onde resido.
Desperdício indo para o ralo
Hoje, para o meu descontentamento, aconteceu algo inusitado. Nem precisei ir atrás da notícia. Ela veio até mim. Enquanto fazia faxina em casa com a água da chuva, me deparei com a empregada da vizinha, lavando a calçada com água da torneira. Chega doer vendo a cena. A pergunta que não quer calar: Não poderia ter reservado no mínimo a água que lavaram as roupas, para lavarem a bendita da calçada? E não adianta vir com esse papo arrogante: "Ah, mas a água é minha. Sou eu que pago!". Quantas vezes já ouvimos esses egoístas dizerem uma estupidez dessas? A ÁGUA É NOSSA! A ÁGUA É DO PLANETA! Não é tua, nem minha. Mas é nossa!
Outro desperdício está na falta de sabedoria e coletividade. Enquanto uns poupam, outros esbanjam água sem consciência. Quero não acreditar, que pessoas com um certo nível de formação e educação, seriam capazes de desperdiçar água potável. Acredito que só os ignorantes o fazem.
Brasília-DF é a capital que possui a melhor água tratada do país. Podemos beber diretamente da torneira se quisermos, tamanha é a qualidade, como garante o chefe da Unidade de Informação e Monitoramento de Recursos Hídricos da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF), Fernando Starling. “Temos a melhor água bruta do Brasil, nosso recursos hídricos são muito bem protegidos”, afirma.
Distribuição da água no mundo
Segundo as estatísticas 70% da superfície terrestre é ocupada por água. E apenas uma pequena parte (2,5%), é de água doce. E desses 2,5%, 69,8% é de calotas polares, 29% de águas subterrâneas, 0,3% de rios e lagos, e 0,9% de outras fontes. É assustadora essa informação, não acha?!
E quando acabar? O que faremos? Como deixaremos esse mundo para as gerações futuras? Já diz o ditado: "Todo mundo sabe onde o calo aperta", ou então "teremos que dar nós em pingo d'água".
Já ouvir falar no reúso da água?
Aqui em casa por exemplo, reutilizamos a água há anos, antes mesmo de se ouvir a palavra racionamento. Temos um tambor de 250 litros que enchemos com a água da chuva. E com esta, lavamos o quintal, a garagem, jogamos água no vaso, molhamos as plantas, e eu até lavo o meu carro com esta água dos céus. Vou fazer um vídeo quando chover e filmar a água enchendo as vasilhas e o tambor. É lindo de ser! Além de ser ecologicamente correto, colaboramos na sustentabilidade e preservação do planeta.
Há vários outros meios de se poupar e reutilizar a água: menos tempo no banho (05 minutos já é o suficiente), e quando banhar, faça-o dentro de uma bacia e reaproveite esta água para lavar o exterior da casa, ou jogá-la como descarga no vaso sanitário por exemplo. Ensaboe toda louça, para depois enxaguar de uma vez. Escove os dentes usando apenas um copo d'água (JAMAIS COM A TORNEIRA ABERTA!). Quando usar a máquina de lavar, coloque a mangueira de saída para encher os recipientes. E reutilize para lavar calçadas, limpar a casa, lavar o banheiro, [...]. Fácil, não é?!
Sei que tu não fazes isto em tua casa! Tenho fé que não!
Utilizar a água de forma prudente e racional
Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, temos:
– Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável;
– 40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
– Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes;
– Até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
Se cada indivíduo economizar nossa água, a gente salva o país. Mas sem senso coletivo, a gente o destrói. Consciência meu Brasil. A ÁGUA É FONTE DE VIDA! Juntos, por um mundo melhor!
P.S. Vale uma dica? Lembre-se dessa criança africana bebendo água do chão, antes de sair lavando calçadas, ruas, carros, [...] e desperdiçando nosso bem precioso..
Planeta água - Guilherme Arantes
"Água que nasce na fonte serena do mundo.
E que abre um profundo grotão.
Água que faz inocente riacho e deságua, na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão.
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos.
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção.
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão.
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação.
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação.
Águas que movem moinhos são as mesmas águas, que encharcam o chão.
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água.
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão.
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão.
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água".
Por mais clichê, mas se cada um fizer sua parte, a gente ajuda o bairro, a cidade, o país e o mundo em que vivemos. De nada vale se não agirmos. Seja na denúncia contra os desperdícios, seja na conscientização da economia e reúso da água. Preservar é preciso! Viver é preciso! Água para todos!
Como disse na publicação; não vivemos sem a água. Então não podemos esperar para amanhã algo que nos irão fazer o bem. Inverter algo que tem solução hoje é bem mais fácil do que correr atrás amanhã.
Excelente Alexandre. E digo mais. É preciso arregaçar as mangas da preguiça e colocar os baldes para aparar as chuvas da conscientização. #águaévida #desperdícioéignorância
Como disse, a vida sem água não existe. Então não podemos esperar acabar a água do planeta para corremos atrás dos prejuízos. Ainda dar tempo de reverter o que está acabando, por que não se reverte algo que acaba.
Como disse, a vida sem água não existe. Então não podemos esperar acabar a água do planeta para corremos atrás dos prejuízos. Ainda dar tempo de reverter o que está acabando, por que não se reverte algo que acaba.
Parabéns pela denúncia e maiores esclarecimentos. "O povinho sem noção o nosso"...nao enxergam nem o próprio umbigo...#indgnada
ResponderExcluirPor mais clichê, mas se cada um fizer sua parte, a gente ajuda o bairro, a cidade, o país e o mundo em que vivemos. De nada vale se não agirmos. Seja na denúncia contra os desperdícios, seja na conscientização da economia e reúso da água. Preservar é preciso! Viver é preciso! Água para todos!
ResponderExcluirComo disse na publicação; não vivemos sem a água. Então não podemos esperar para amanhã algo que nos irão
Excluirfazer o bem. Inverter algo que tem solução hoje é bem mais fácil do que correr atrás amanhã.
Excelente Alexandre. E digo mais. É preciso arregaçar as mangas da preguiça e colocar os baldes para aparar as chuvas da conscientização. #águaévida #desperdícioéignorância
ExcluirComo disse, a vida sem água não existe. Então não podemos esperar acabar a água do planeta para corremos atrás dos prejuízos. Ainda dar tempo de reverter o que está acabando, por que não se reverte algo que acaba.
ResponderExcluirComo disse, a vida sem água não existe. Então não podemos esperar acabar a água do planeta para corremos atrás dos prejuízos. Ainda dar tempo de reverter o que está acabando, por que não se reverte algo que acaba.
ResponderExcluir