Plágio é crime!
Um relato pessoal
Por
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Novo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Prezados leitores, quero compartilhar com vocês um fato desagradável, que ocorreu num dos grupos do Facebook (no qual sou moderadora) e no site da UOL e que me entristeceu bastante.
Conversei sobre o assunto com a administradora do grupo Leila Mendes e as demais moderadoras Monique Marcolin e Gabrielle Marques. Aliás, conversamos o tempo inteiro, sobre os trâmites do grupo, dinâmica e principalmente do nosso objetivo maior, de fazer o Dr.Marcos Harter, campeão do reality 'A Fazenda - Nova Chance'.
Não bastou eu ter publicado recentemente sobre o plágio (feito por uma membra do grupo), referente a um artigo do blog "Rabiscos de Eva'". Agora fui a própria vítima desse crime.
SIM! É UM CRIME! Plágio é o ato de apresentar uma obra (FRASE, TEXTO, ARTIGO, FOTO, VÍDEO, etc.) feita por alguém, como se fosse de sua própria autoria, mas que fora produzido por outrem. E está previsto na lei 9.610 (Lei de direitos autorais). O Código Penal, caput do art. 184 traz que a pena para quem violar os direitos autorais são de três meses a um ano de prisão, ou multa, uma vez que transgridem os direitos morais e/ou patrimoniais do autor da obra.
Para quem não me conhece, tenho duas graduações em Comunicação Social: Jornalismo e Rádio/TV. Também possuo duas Pós-Graduações uma em Redação, Gramática, Editoração e Revisão de Texto aplicadas ao Jornalismo e outra em Assessoria de Comunicação, Redes Sociais e Telejornalismo. Qualquer pessoa que tenha feito uma simples graduação (em qualquer área), sabe que aprendemos em Metodologia Científica e/ou disciplinas afins, a importância IMPRESCINDÍVEL de se fazer referência, citação da obra intelectual copiada. Dependendo do trabalho acadêmico, deve-se mencionar o nome do autor (a), ano, página, capítulo, edição, local, endereço, cidade, editora, etc.
Mas, quando se trata de compartilhamentos na internet e redes sociais (Facebook, Blogues, Twitter, Instagram, WhatsApp, Sites, etc), deve-se no mínimo EVIDENCIAR O NOME DO AUTOR (A). Quem não o fizer, comete crime de plágio. Aí seria muito fácil você ficar com os créditos (pode ser financeiro também) de parabéns, congratulações e prestígio. De quem verdadeiramente se esforçou em pensar, criar, raciocinar, e ter tido todo o trabalho de uma pesquisa.
Agora, vamos às justificativas que o perfil "fake" Fratezzi Fe, e a colega Gabriela Costa plagiaram um trecho do meu artigo, que publiquei no meu Blogue dia 13/09/17 as 19h05 aqui em Brasília-DF. A primeira Fratezzi Fe plagiou no site da UOL dia 14/09/2017 as 17h20 (um dia depois da minha publicação aqui em meu blog) justamente na enquete: "Quem você acha que vai ganhar A Fazenda 9?". E no Twitter. Já a outra colega, postou no Facebook sem o menor cuidado, de saber quem foi que escreveu o texto:
Minha gente entendam de uma vez por todas! Postar, compartilhar, publicar UMA FRASE, TEXTO, ARTIGO, FOTO, VÍDEO, ou qualquer outra mídia, que não seja seu, PELO AMOR DE DEUS: COLOQUE O NOME DO AUTOR (A). SIMPLES ASSIM! Não me venha com esse papo irracional infantil: "Eu não sabia". É muito fácil de entender. O QUE NÃO É SEU, NÃO LHE PERTENCE!
Para nós jornalistas escritores um texto, é como se fosse um filho! Cuidamos, zelamos, tratamos e amamos! Muitos ganham a vida escrevendo. No meu caso, escrevo pela paixão, vocação, dom que Deus me deu em forma da escrita, locucionar e reportar/apresentar no rádio ou televisão. Também crio os meus artigos em cima da admiração a alguém (exemplo Dr.Marcos Harter), e/ou alguma coisa, notícias em voga de um modo geral. Não ganho dinheiro com minhas publicações. Inclusive estou desempregada. Seria justo alguém ganhar então às minhas custas?!
Se gostam do que escrevo. Agradeço imensamente. Sinal que atingi o meu objetivo. De tocar os corações através dos meus pensamentos, em forma de escrita. E formar opiniões. Afinal, sou uma Formadora de Opinião. Mas peço com carinho. Caso queiram usar uma frase, um parágrafo, ou até o texto inteiro, coloque meu nome por gentileza, ou qual for o autor (a).
Agora, aos plagiadores que se aproveitarem dos meus escritos na maldade, surrupiarem meu intelecto para ganharem notoriedade com isso: A justiça brasileira está aí para atuar!
"Muitos querem ser, mas poucos nascem com o talento e a verdadeira vocação arraigada. O amor entranhável à comunicação, é um amor íntimo, que vem de dentro, do ponto mais profundo do meu ser. Ultrapassa o que se aprende apenas na vida acadêmica. É dom divino! Nasci com ele. Mais que uma simples jornalista, radialista. Tenho compromisso fundamental com a verdade no relato dos fatos. E a forma humana, profissional e inteligente na correta transmissão da informação. Assim é o exercício da profissão. Uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética. Assim sou eu, uma sensível e diferenciada formadora de opinião!" (Introdução do meu artigo auto-biográfico - Link abaixo).
O momento agora está todo voltado para o nosso Dr.Marcos Harter. Nosso maior intuito numa só voz é uníssono: TORNAR MARCOS HARTER CAMPEÃO DA 'A FAZENDA - NOVA CHANCE'! Peço desculpas à minha administradora Leila Mendes com essa publicação desabafo. Mas era preciso tratar um assunto desses, com a devida atenção, que merece. Chega de plágios! Chega de tanta ignorância! A Judas "Eu sou ricaaaaaaaaaa" fez e faz isso a torto e a direito. Como nos mostra mais uma vez o Blogger: "Rabiscos de Eva": A Princess e grande escritora no site 'O Pensador'. Link abaixo. Essa Judas traidora não é, nunca foi e jamais será exemplo para alguém.
Abaixo os prints dos plágios no site UOL e do meu artigo original postado e publicado em meu Blogue.Além dos insultos do fake Fratezzi Fe.
Referências
Imagens: Reprodução Portal R7, Blogger Fhran Miranda, Internet.
Escrito por
Fhran Miranda
Jornalista/radialista
Por
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Novo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Gratidão.
Atenciosamente,
Fhran Miranda
Jornalista Blogueira, escritora, revisora de texto, assessora de imprensa/política, radialista, MC-Mestre de Cerimônia Bilíngue, repórter, produtora, locutora, apresentadora de programas de Rádio e TV, documentarista, atriz de dublagem, cantora, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por acessar o meu blog "Mostra tua cara Brasil!"
Fique à vontade em tecer um comentário.
Instagram: @fhranmirandashow
Gratidão,
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Contato: fhranmirandashow@gmail.com