Freud explica - O Pequeno Príncipe
Texto não-literário
PorFhran MirandaJornalista/RadialistaNovo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Mais uma profissional de psicologia adentrou ao meu livro aberto. Regressão ao passado. Já sei de cor e salteado o que dizer, como agir, o que externar, o que não fazer, o que sentir [...]. Mas porque raios será que não aprendo e continuo errando?! Afinal de contas, o que é que Freud explica mesmo?!
Para quem nunca ouviu falar, Sigmund Freud foi o criador da psicanálise no século passado (1856-1939). Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes. Ahhh, então se é assim, assim sim. Já dizia o poeta Chaves.
Daí, logo após a sessão, senti tão bem, que resolvi ir à biblioteca. Tentei pegar uns 10 livros, mas as regras da segunda faculdade que me formei, mudaram para o meu descontentamento. Não pude trazê-los. Resolvi por súbito, ler um dos que havia escolhido, ali mesmo. Eis o bendito entre as mulheres: "Le Petit Prince". Conhecido também como "O Princepezinho" ou simplesmente "O Pequeno Príncipe". Do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos.
Devorei-o em torno de 1h (bendito curso de Leitura Dinâmica). Já havia lido 'a long time ago'. O mais notável, foi exatamente o que Freud explica. Tive esse emaranhado de sensações e chorei ao final do livro😭 Mas não foi de tristeza. Pelo contrário. Me senti feliz.
Fhran explica (risos).
Cheguei finalmente ao capítulo XXI (me perdoe os que ainda não leram, mas só vou contar esse trechinho), do tão famoso encontro do Princepezinho com a Raposa. E eis algumas explicações, metaforicamente, que precisava ouvir de novo. Um tremendo "Tapa na Orêa".
Nesse encontro o pequeno tristonho, propõe a nova amiga que brinque com ele. Mas a sábia raposa recusa o generoso convite e se explica: "Eu não posso brincar contigo, não me cativaram ainda". Então o princepezinho trava uma batalha, até saber o significado de tal palavra: "O que quer dizer cativar?". E ao que finalmente a raposa responde: "Significa criar laços. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo". O diálogo dá-se, até o pequeno guri, desvendar a charada.
E sabe porque fiquei feliz? Sabe por que eu gostei da nova psicóloga? Porque eu a cativei. Por que eu gostei do rapaz do que tirou gentilmente umas fotos minhas na biblioteca? Porque eu o cativei. Sabe por que eu gostei do meu dia hoje, porque eu o cativei.
"TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS".
Esse é o segredo minha gente. Dê ao mundo o que desejas a si! Mas dê coração. Sem barganhas. Sem querer nada em troca. Faça-o livre e espontaneamente.
E é assim que senti, sinto e me sentirei nos próximos capítulos da vida. Coadjuvante da minha própria história. O dono é Deus. Com utilidade e com uma missão no mundo. Preciso (precisamos) cativar, para ter e receber, o melhor para mim. Seja o que for. Uma pessoa, um lugar, uma situação, um nicho de mercado, um grupo, um público [...].
"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos".
Assim sou eu.
PorFhran MirandaJornalista/RadialistaNovo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Entre em contato:
NOVO IG Segue lá! @fhranmirandashow
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC1MqJx8XptKAofPBGC-Ycmg
BLOG: www.fhranjornalista.blogspot.com.br
Facebook Profissional:
https://www.facebook.com/www.fhranjornalista.blogspot.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fhran-miranda-330225a2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por acessar o meu blog "Mostra tua cara Brasil!"
Fique à vontade em tecer um comentário.
Instagram: @fhranmirandashow
Gratidão,
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Contato: fhranmirandashow@gmail.com