Dr. Marcos Harter e o juramento de Hipócrates
Desprezo pela sua própria pessoa.
Escrito por
Fhran Miranda
Jornalista/radialista
Uma das minhas paixões enquanto jornalista, é externar a minha liberdade de imprensa e de expressão. Seja na manifestação do pensamento por meio da palavra, sentimento, crítica, revolta, gestos.
Diante do que televisionamos, uma das melhores posturas de um integrante (nesses 17 anos que acompanho o programa), que pude ver meticulosamente, foi a de um profissional de medicina chamado Marcos de Oliveira Harter. Que profissão majestosa! Quando se formam, os médicos fazem um juramento de salvar a vida. É o “Juramento de Hipócrates”, filósofo grego, que nasceu antes de Jesus Cristo (460 a.C.-377 a C.). Seus ensinamentos sobre ética médica, veio a ser cognominado o Pai da Medicina. Marcos mencionou no reality sobre o juramento uma vez, e ficaram latentes estas honrosas palavras em minha mente.
No argumento inicial do juramento, atentem-se ao final da frase: "Os deveres que o médico deve ter para com o professor e para com a profissão são: a integridade de vida, a assistência aos doentes e o desprezo pela sua própria pessoa". Esplêndido! Descreve exatamente o que Marcos demonstrou durante todo o reality e tentou repassar com insistência à deslumbrada. Marcos era (e é) desapegado às coisas materiais. Mantinha-se na humildade, uma de suas maiores virtudes. Sua simplicidade era notória quando ganhava uma prova, cumpria uma tarefa, e até mesmo quando perdia. Lembram quando comia um mesmo alimento por semanas? Reclamou? Não! Clamou, agradeceu! Enquanto uns.... Quando vimos um participante bem-sucedido lavar um banheiro comunitário? Limpar um tapete enorme com apenas uma escova e uma balde na mão; lavar pilhas de louças por horas; varrer, cozinhar, regar? Tantos eram os afazeres. Realmente faz jus ao juramento: "... desprezo pela sua própria pessoa". Ápice da evolução!
Analisemos agora uma outra parte do juramento: "Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Juro … que não darei a nenhuma pessoa remédio mortal, ainda que seja por ela pedido, nem darei conselhos que induzam à destruição". Que juramento tem uma aspirante à atriz mesmo? Me contem quando descobrirem! Portanto, o juramento da medicina, bem como do médico Marcos Harter, É A DE SALVAR VIDAS E NÃO MATAR! Que sociedade hipócrita é essa, que vai contra esses princípios éticos, virtuosos e morais dos médicos? Ao contrário, preferem salvar, votar, apoiar, seguir, eleger como vencedora a pior linhagem humana: (NÃO! Não pode ser humana), os traidores!
No "gauchês" acadelar-se, significa desmotivar-se, perder a coragem, ser medroso e desonrado. Era isso que veementemente Harter queria transmitir aos confinados, bem como a sociedade. Meu povo, ACORDEM! Não podemos ficar numa parcimônia dessas! Assistirmos de camarote e com "baldinho", uma injustiça dessas, é no mínimo, sermos coniventes com uma "pessoa", que enganou (e engana) sem o menor constrangimento. E acrescento mais: Dissimulada, desvio de caráter e com um caso sério de transtorno dissociativo de personalidade. Faça um favor a si mesma: PROCURE UM TRATAMENTO! As clínicas psicoterápicas, psiquiátricas e psicológicas estão abarrotadas por aí. O seu caso é gravíssimo! Ainda há tempo de se regenerar!
Indago: Qual dos dois participantes protagonistas, lhe representou com princípios da dignidade da pessoa humana? Quem mais deu exemplos de humildade, verdade, retidão, honestidade, consciência, caráter, diálogo, respeitabilidade, honradez e equidade? Será se todos esses atributos são jogados no lixo, descartados por um pequeno deslize emocional, sofrido pela pressão de uma ninfeta mal caráter? Que sociedade com ofício de juízes é esta, que sentencia abonar todas as virtudes em prol do que é malévolo? Alôoooooooo seguidores fanáticos façam o favor? DESINTOXICA BRASIL! Ainda há tempo para a cura e libertação dessa doença.
Minha gente... Não se omitam diante de uma tramoia destas! Temos que ir mais além do que meros espectadores passivos e acomodados! Reality significa em português: REALIDADE! O mundo está cheio doctors e vermes por aí. Isso é real! Para a nossa sorte e contemplação, vimos um ser humano buscando incansavelmente, a evolução. E o outro, a destruição. Coloquem na balança. O que vale mais? Que exemplo você gostaria que seu filho (a) seguisse? Não precisa responder. Deus nos deu um livre arbítrio. Sua consciência... seu guia!
Parafraseando as sagradas escrituras temos: “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. Nós somos quentes, quando não nos calamos diante de um falseamento destes; somos quentes, quando saímos em defesa pela verdade; somos quentes quando agimos em prol dos injustiçados e fazemos barulho. Afinal, a união faz a força. Ou nós somos frios, quando somente concordamos balançando a cabeça; somos frios quando não exteriorizamos nossa revolta e indignação e ficamos na surdina. Perceba que o texto bíblico não diz que Deus despreza o frio ou o quente, mas Ele VOMITA O MORNO! Urrrrrrrrrrch... Sabe o porquê? Porque o morno causa náuseas, dá dor de barriga, melhor, dá um piriri em Deus! Não vai querer isto, neh?
Escrito por
Fhran Miranda
Jornalista/radialista
Sem mais delongas...
#somostodosdrmarcosharter
Por
Fhran
Miranda
Jornalista/Radialista
Novo
IG Segue lá: @fhranmirandashow
Gratidão.
Atenciosamente,
Fhran Miranda
Jornalista Blogueira, radialista, escritora,
assessora de imprensa/política, MC-Mestre de Cerimônia Bilíngue, repórter,
produtora, redatora, editora de texto, locutora, apresentadora de programas de
Rádio e TV, documentarista, cineasta, atriz de dublagem, cantora, entre
outros.
Entre em contato:
NOVO IG Segue lá! @fhranmirandashow
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC1MqJx8XptKAofPBGC-Ycmg
BLOG: www.fhranjornalista.blogspot.com.br
Facebook Profissional:
https://www.facebook.com/www.fhranjornalista.blogspot.com.br
E-mail: fhranmirandaassessoria@gmail.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fhran-miranda-330225a2/
Fabuloso...adorei cada palavra..Parabens
ResponderExcluirMuito obrigada Fátima Lopes pelo carinho. Não disse mais do que simples verdades, para com o dr.Marcos Harter e toda a injustiça de que fizeram a ele. Em breve teremos e veremos, a justiça de Deus, agir a seu favor. Assim como tem que ser!
ExcluirFiquei sem palavras,lendo este texto.tenho dois filhos com idade de Marcos que passaram por isso,(não publicamente assim),foi muito triste ver a crueldade das pessoas...
ResponderExcluirMuito obrigada pela emoção e identificação Cleusa Salamoni. Injustiças e perseguições provêm de pessoas não evoluídas. Minha missão enquanto jornalista escritora, sempre será de relatar minha opinião e de certa forma ajudar o próximo. Seja na formação de opiniões, seja no compromisso com a verdade dos fatos, para leitor (a).
ExcluirParabens! texto verdadeiro,maravilhoso.
ResponderExcluirMuito obrigada Marlene! Dr.Marcos Harter sempre será minha inspiração para escrever os mais belos textos sobre a medicina, servidão, caráter, retidão e honradez. Um ser humano de luz. Com exemplo de humildade e que nos alegra a seguir também, rumo à evolução.
Excluir