Torcidas de reality shows não são a
maioria do público brasileiro, mas sim, de um determinado nicho.
Power Couple 5 demonstra essa obviedade com
o casal Fênix (torcida adulta) e o casal Kids (torcida de jovens, adolescentes e crianças).
Entenda também o que é o poder persuasivo e manipulador da Indústria Cultural.
Por
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
Novo IG Segue lá: @fhranmirandashow
Foi-se o tempo em que ganhava reality show era quem o país inteiro escolhia. Agora a realidade é
bem diferente. Não são mais o grande público os detentores dos resultados e sim
um determinado nicho. Ou seja, vence o participante do reality, que mais tiver grupos seletos, dois quais, tenham expertise
com a internet e seus afins. Quem participa de votações de reality show talvez desconheça essa realidade.
Mariana e Matheus, o casal kids, já veio preparado para o Power
Couple5. Com uma equipe treinada e atuante com as novas mídias sociais,
ficou fácil votar, com toda uma tecnologia fraudulenta disponível. Estamos falando de
provedores, aplicativos, contadores e programas robotizados, que fazem todo o
trabalho duro (e sujo) durante as votações. Os principais rivais de Mariana e Matheus no programa eram na verdade Mirella e Dinho. Isso porque a assessoria digital da dupla de desconhecidos, temiam ser eliminados do programa justamente por Mirella, ter mais de 22 milhões de seguidores no Instagram. Lembram da terceira DR entre os casais Nina e Filipe, Mirella e Dinho, Deborah e Bruno? Quem saíram? Não foi apenas a torcida que votou no casal fênix. Mas, sim a assessoria de Mariana e Matheus justamente por essa rixa midiática entre Mirella e Dinho serem os bam bam bans da internet. A inveja, o despeito e a ganância do casal pombo sempre foram para Mirella e Dinho terem os seus milhões de fãs. Queriam e querem ser iguais a eles. Imitam o estilo musical, as tatuagens e piercings pelo corpo todo, e é claro querem os seus milhões de seguidores, visualizações e comentários também. Ficou meio óbvio agora com essa lógica, não acham?! Assim que Mirella e Dinho saíram do programa, o caminho ficou livre para Mariana e Matheus agirem estrategicamente (instruídos por sua assessoria), atacarem um casal. Adivinha quem eles escolheram? Portanto, o casal kids
possui uma assessoria digital, que sabe o que faz do modo mais sujo e fraudulento. Não é à toa que Mariana e
Matheus conseguiram também, milhões de seguidores comprados nas principais plataformas digitais (Facebook, Instagram, Twuitter, YouTube).
Para cada foto ou vídeo publicado pelo casal uma enxurrada de likes, curtidas e comentários surgem em
poucos minutos. São milhões de visualizações alcançadas por sua assessoria fraudulenta. Não pelo fato de serem queridos, talentosos, quiçá famosos. Porque isso definitivamente eles não são! O casal, vulgo pombo, surgiu de uma linhagem de falsos artistas. Criados a partir do poder da INDÚSTRIA CULTURAL que existe há décadas.
O conceito de indústria cultural foi desenvolvido pelos sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer no final do século XIX e início do século XX. Se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.
Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Ou seja, artistas, cantores, atores, etc., sem talento algum passam a manobrar de forma persuasiva, desonesta e fraudulenta boa parte da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante. Em sua grande maioria essas pessoas possuem pouca, ou nenhuma escolaridade. Não possuem senso crítico, personalidade construída, ou formação de valores e caráter. Muitas são jovens adultos, adolescentes e crianças pois são fáceis de serem manipuladas e persuadidas pelo poder corrompido e corrosivo da indústria cultural.
Outro fator preponderante, está na faixa etária desse público aficionado pelo casal kids: crianças, adolescentes e jovens adultos viciados em internet. A
chamada geração Y, Z e Apha.
Também conhecida
como geração do
milênio, geração da internet, ou milênicos. É um conceito em Sociologia que
se refere à corte dos nascidos após o início da década de
1980 até 2010. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços
tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente,
em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio
da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no
nível das relações de trabalho. A geração Y, Z e Alpha foi
desta forma superexposta a novo nível de informação, afastada dos trabalhos
braçais e sobrecarregada de "prêmios" e facilidades materiais em
troca de pouco ou nenhum esforço físico.
Em parte este processo ocorreu devido
a uma aparente compensação a partir dos pais, originários da geração X,
possivelmente tentando compensar a lacuna material pelo qual podem ter passado,
se comparadas às prosperidades econômicas da geração X com a da Y, Z e Alpha. Ao mesmo
tempo, possivelmente tentando viver um nível de materialismo econômico através
de seus filhos e netos. A geração do milênio tem a expectativa de ter
informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar e em qualquer altura.
Alch (2000), afirma mesmo que eles têm que sentir que
controlam o ambiente em que estão inseridos. Têm que obter informação de forma
fácil e rápida e têm que estar aptos a ter vidas menos estruturadas.
E, é essa geração da internet, que infelizmente
ainda, não possuem formação de valores e caráter, que votam em participantes
inescrupulosos, mau caráteres, mentirosos, arrogantes e presunçosos. O errado
acaba sendo o certo no julgamento. Gritar, falar mal, fofocar, ofender,
ridicularizar, difamar, hostilizar é normal e legal na visão dessa tribo. É
divertido ver a Mariana brigar, porque ela não gostou da personalidade da
Deborah, por exemplo. É engraçado ver o Matheus mandar o médico Dr.Bruno tomar
naquele lugar. É hilário compactuar com todas as práticas de mau-caratismo da
dupla kids. Isso, porque eles se
identificam e acham o maior barato. Usando a mesma linguagem dos jovens hoje em
dia. Lamentável essa geração milênicos.Portanto, duas teorias são aplicadas caso Mariana e
Matheus ganhem o programa. A primeira é por conta da assessoria digital e toda
uma estrutura tecnológica por detrás. E a segunda é o nicho da geração Y, Z e Alpha (crianças
e adolescentes).
Não trabalham, talvez não estudem mais e a disponibilidade do
tempo é livre. Muitos passam 24 horas votando com aplicativos facilitadores. Se
o casal pombo ganhar não é pelo gosto popular. Não é porque a maioria do povo
brasileiro votou. Não é porque são amados por quem são e sua história de vida. NÃO
MESMO! Se ganharem será pela assessoria fraudulenta e pelos
kids anencéfalos/milênicos que votam de maneira desonesta. Saibam que isso NÃO REPRESENTA O BRASIL!
Uma coisa fique claro para você estimado (a) leitor
(a). O casal kids não tem o apreço do
grande público. Não é uma mãe ou um pai trabalhador de uma família estruturada,
que vota num casal assim. Tampouco universitários bons estudantes, pessoas
cristãs e/ou religiosas, concursados, enfim, nenhum público de classe A, B. ou
C vota em pessoas assim. Eles fizeram suas escolhas. A vida é feita de
escolhas. Matheus por exemplo, escolheu falar em gírias como um bandido
encarcerado: “Bagulho, maluco, véi, parça, sinistro, tah ligado, cagoetar, mano,
caralho, porra, etc.”. Suas músicas também são suas escolhas. E muitas delas fazem apologias às drogas e a um palavreado chulo e com xingamentos: “Fico puto com a novinha... Que só curte Zé Droguinha... Tô querendo essa novinha... E pra eu não perder ela... Eu vou virar um Zé Droguinha”. Segue uma boa notícia para as pessoas responsáveis por essa categoria de lixo musical:
O Projeto de Lei 5194/19 torna crime a utilização de música para estimular o
uso e o tráfico de drogas, a pornografia, a pedofilia ou o estupro, ofensas à
imagem da mulher e o ódio à polícia. O texto equipara esse tipo de conduta à
apologia de crime ou criminoso e prevê punição com pena de detenção de três
meses a seis meses, ou multa. A proposta altera o Código Penal.
Autor do projeto, o deputado Charlles Evangelista (PSL-MG)
argumenta que há “um grande desrespeito à moral pública, causado quando há a
reprodução de canções que contenham expressões pejorativas ou ofensivas em
ambientes públicos”.
“Nossas crianças e adolescentes, com certeza, são vítimas dessa apelação
musical de cultura de massa. Eles vão formando em sua postura social a
concepção de que fazer o que diz nas letras de canções da moda, é normal e
bonito, porque quem não segue o que está no auge é taxado de desatualizado”,
disse.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Todas
essas escolhas são conscientes. E não é porque ele veio de uma favela, que ele
tem falar como um marginal e compor músicas com apologias às drogas. Não tem
que levantar uma bandeira de ser pobre, que veio da favela e por isso fala e age com um delinquente juvenil. São coisas opostas. Já expliquei aqui em meus textos, que pobreza é
diferente de humildade. Há pobres soberbos, como há ricos humildes. Humildade é
uma virtude de caráter. Não uma condição material. Humildade
significa viver na verdade,
aceitando que não somos perfeitos. Muitas pessoas pensam que são humildes,
quando, na realidade, estão constantemente reclamando e falando sobre quão
desafortunadas são, concentrando-se inteiramente em si mesmas, o que é uma
forma oculta de orgulho.
Já dizia também Magno Constantino jornalista, escritor, imperador
romano (272 - 337 d.C.): "Quem se
intitula humilde deixa a humildade para banhar-se no orgulho e vestir-se de
vaidade". Assim como há pessoas que vem de uma favela que
também possuem suas escolhas. Escolhas de uma vida melhor. Escolhas em não ir
pelas drogas ou armas. Escolhas de falar bem e até outro idioma. Escolhas de
estudar e ser alguém melhor na vida. Escolhas de ser exemplo a outrem. E por
falar em exemplo, que exemplo Matheus dá aos jovens que o idolatram? De falar
como um bandido? De ter o corpo todo tatuado com piercings? De cantar músicas com induzimento às drogas e o famoso “proibidão”
com letras imorais, xingamentos, degradação e depravação à mulher como se ela
fosse uma prostituta? Grito: É ESSE EXEMPLO QUE MERECE GANHAR UM REALITY SHOW BRASIL???
Mariana e Matheus por ser geração Y, também não
possuem maturidade o suficiente para a formação de caráter de ambos. Não é porque
tiveram uma filha, que já são maduros. Filhos não dão maturidade. Esta leva
tempo e precisa de muita humildade para assumir os erros, corrigi-los e não
mais cometê-los.
O casal Fênix, por sua
vez, é sim merecedor de ganhar o programa. Seja por toda sua história de vida,
seja durante todo o programa. Apostas altas foram a marca do casal, pois
acreditavam um no outro. Além de terem sido o casal que mais ganhou as provas.
Iam para o campo de provas como se fossem para uma guerra. E, é isso que nós, o
público, gostamos de ver. Torcemos para que o casal vencedor seja quem deu a
vida no programa. Quem foi com garra, determinação, e sangue nos olhos em cada
prova do Power Couple 5. Sem dúvida
alguma esse casal foi Deborah e Bruno, o casal Fênix.
Ambos caíram no gosto
popular por serem autênticos e verdadeiros. O Brasil amou o casal Fênix por
serem autênticos. Bruno teria tudo para ser arrogante e prepotente por sua
posição social. A medicina é tida por muitos como uma profissão glamorosa e de
alto poder aquisitivo. O que faz com que muitos profissionais se percam na
carreira e ganhem essa fama da autossuficiência. Porém, o Doc provou por A mais B, que um médico pode ser sim humilde,
simples e educado.
Já Deborah é a eterna
adolescente que não quer crescer. Assim como a sua terapeuta que a diagnosticou
com a síndrome de Peter Pan.
Ou seja, a maioria desse
grupo sabe que age diferente do padrão, mas se recusa a crescer. Possuem muito
medo de serem rejeitadas pela sociedade e, principalmente, de serem julgadas.
Muito a Deborah, não?! Mas ela não tem culpa de ser assim. Como ela mesma dizia durante o programa, que teve que trabalhar cedo e teve que pular a adolescência. Nos identificamos, não é mesmo?! Quantos de nós também tivemos que sair de casa cedo para trabalhar? Muitas de nós mulheres, temos essa criança grande guardada no coração. Mas muitas mutilam
sua personalidade por vergonha, pois são duramente taxadas de imaturas por uma
sociedade séria e juíza demais. O casal fênix merece
ser vencedor do Power Couple 5 por várias
características. Garra luta, humildade e determinação são algumas das virtudes
do casal. Ambos somaram as maiores vitórias das atividades no programa. E juntamente
com o público, merecem sim, a vitória do reality
show Power Couple5.
O nicho de torcedores do
casal Fênix é o contrário do nicho do casal kids.
Somos adultos, somos mães e pais maduros, somos famílias estruturadas, somos verdadeiros cristãos,
somos trabalhadores honestos, somos guerreiros que levantam cedo para por
comida na mesa, somos estudantes, somos universitários, somos milhões de brasileiros e brasileiras, que sabem votar
pelo o que é um verdadeiro exemplo a ser seguido. Nos identificamos com o que é belo, justo, humilde, sábio, guerreiro e forte e que representa só o amor.
SOMOS TODOS CASAL FÊNIX! Por
Fhran Miranda
Jornalista/Radialista
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REFERÊNCIAS
Portal Wikipédia. A enciclopédia livre.
Geração Y, Z e Alpha. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y>. Acesso em: 21 de julho de 2021.
Portal Sinônimos. Dicionário de sinônimos
online. Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/nicho/>. Acesso
em: 21 de julho de 2021.
Portal Aleteia. A diferença entre a
verdadeira e a falsa humildade. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2019/02/14/a-diferenca-entre-a-verdadeira-e-a-falsa-humildade/>.
Acesso em: 21 de julho de 2021.
Portal Educa + Brasil. O que é a Indústria Cultural? Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-industria-cultural>. Acesso em: 22 de julho de 2021.
Portal Telavita. A
Síndrome de Peter Pan e o medo de crescer. Disponível em: <https://www.telavita.com.br/blog/sindrome-de-peter-pan/>.
Acesso em: 22 de julho de 2021.
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